#boicotesolnascente

globo.png

Leia o artigo completo do Outra Coluna – Globo faz novela sobre imigração japonesa e os protagonistas são brancos #boicoteamarelo

A próxima novela da Globo, Sol Nascente, terá um ator branco fazendo yellowface, ou seja, “fantasiando-se” de uma pessoa amarela, no caso, um imigrante japonês. Lembrando que raça e etnia não são fantasias, mas são identificações sociais, históricas e culturais que as pessoas carregam marcadas em seus corpos. A justificativa da emissora é que o personagem da novela é mestiço (então porque não chamar um ator mestiço?), que não há atores asiáticos bons o suficiente e que, “caracterizado”, o ator Luís Melo fica “quase um oriental” (sic).

O yellowface deriva de um tradição da cultura branca de exotificar, mistificar e ridicularizar outras raças e minorias em geral, na tentativa de compensar a platitude de sua própria existência. Outras práticas análogas são o blackface, o brownface e o redface. Estas práticas reproduzem estereótipos ofensivos, desumanizam, e promovem o silenciamento e a sub-representatividade de coletividades subalternas.

Saiba mais sobre o Yellow-face: The History of Racist Asian Stereotypes

Anúncios

4 comentários sobre “#boicotesolnascente

  1. Esse blog trás um debate fundamental sobre identidade e representatividade no brasil contemporâneo e o papel dos meios hegemônicos de comunicação na conformação de uma sociedade hierarquizada, desigual e racista.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s