Asiáticas/os no Brasil: identidade, memória e resistência em três atos

No próximo dia 27 de Agosto, a coletividade do Perigo Amarelo e o Blog Outra Coluna se juntará ao Projeto Abrangências, no contexto da Semana da Anistia de 2016, para um momento de reflexão aberto acerca da história da raça amarela no Brasil e as implicações na nossa vida política contemporânea.

13937918_1750647938545267_4706113908524090991_o

Os eventos que disparam essa investigação histórica coletiva são desvelados no contexto da Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva” (SP) e da Comissão Nacional da Verdade em 2013, quando o documentarista Mário Jun Okuhara traz à tona a repressão estatal voltada às famílias imigrantes japonesas do início do Estado Novo de Getúlio Vargas até o final da gestão de Eurico Gaspar Dutra. A intensificação do controle sobre o indesejável corpo amarelo, considerado inimigo durante o período da segunda guerra mundial, revela as nuances da estruturação da moderna sociedade brasileira de raças, tendo desdobramentos na formação identitária de jovens que hoje se encontram na terceira, na quarta e até na quinta geração da diáspora japonesa e de filhos e filhas de outras imigrações asiáticas contemporâneas. O não-lugar que esses corpos ocupam entre a tradição e a pretensa modernidade ocidental, entre as promessas do nacionalismo e o racismo, a xenofobia e o orientalismo, é revisitado a partir de uma nova identidade política que surge como resistência aos avanços de uma sociedade reacionária, fetichista e desumanizante.

Construir elos entre a história silenciada, o apagamento das memórias e as novas formas de reorganização e produção da subjetividade de jovens que, querendo ou não, formam um corpo coletivo, faz-se necessário para a solidificação de novos vínculos de solidariedade para o fortalecimento das lutas populares da nossa década. Para tanto, o Blog Outra Coluna propõe uma breve reflexão em três atos como preparação para o evento deste sábado. Confira e acompanhe!

1° ato: “O japonês é como o enxofre… insolúvel”: identidade nacional, raça e violência de estado.

A violência de estado marcou a assimilação forçada de imigrantes japoneses e descendentes no Brasil, principalmente durante o período da segunda guerra mundial. Escolas foram fechadas, pessoas foram presas por falar a língua materna em público, outras foram internadas em campos de concentração dedicadas aos “súditos do Eixo”, bens foram confiscados, comunidades inteiras foram vítimas de deslocamento forçado. A vigilância constante e as violações à dignidade humana foram a principal política de estado de integração da raça amarela – em especial, das famílias japonesas – durante a modernização do Estado brasileiro.  Embora seja possível confundir e até justificar a brutalidade desses fatos históricos com a excepcionalidade dos tempos de guerra, é necessário historicizar a relação do Brasil com a raça amarela desde D. João VI.

Clique aqui para ler o artigo completo.

2° ato: Para que nunca mais aconteça: Justiça de transição, reparação e a diáspora nas Américas. 

(Em breve)

3° ato: Somos asiáticas/os e resistiremos contra o golpe! Memória, verdade e política.

O GOLPE, que se consolida hoje (31) com o impeachment da presidenta Dilma, é um desses resultados de uma transição democrática que não aconteceu de facto. Mesmo com as garantias do direito burguês pretensamente progressistas, a força das elites políticas, sustentada pelas instituições e formas de organização social retrógradas e reacionárias, toma de assalto a tentativa do estabelecimento de uma democracia popular no país. Na perspectiva histórica, essas mesmas forças que impedem a construção de outros e melhores projetos de sociedade se construíram também na história da opressão sobre os nossos corpos.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Informações:

Semana da Anistia 2016: Asiáticas/os no Brasil: identidade, memória e resistência

Sarau e roda de conversa

Sábado, 27 de Agosto de 2016

15h, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000)

Confirme sua presença no evento do facebook!

Inscreva-se para o Sarau!

divulg

 

Confira na programação as outras atividades auto-organizadas da Semana da Anistia 2016:

13934586_1108102562597937_3705962409099759142_n

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s